Profissionais de Saúde
Esqueci minha senha cadastre-se
  • Home » Biotecnologia - Biodiversidade Brasileira

    A colagenase é uma enzima produzida pelo microrganismo Clostridium histolyticum. Inicialmente o Cristália adquiriu de banco de células internacionais a mesma cepa utilizada por fornecedores mundiais (ATCC® 21000TM). Essa aquisição tornou possível a estruturação de um laboratório de biossegurança na área de pesquisa e o desenvolvimento de metodologias que fundamentaram e tornaram viáveis o escalonamento do processo industrial.

    Pesquisa leva à maior produtividade

    É descrito na literatura que os processos fermentativos de Clostridium histolyticum utilizam componentes de origem animal em sua constituição (ex. BHI, brain heart infusion broth). Porém, comprometido em atender às recomendações e exigências regulatórias, o Cristália desenvolveu um meio de cultivo isento de componentes de origem animal, o que resultou na solicitação de pedido de patente.

    Avaliações In vitro e In vivo foram executadas, atestando segurança e eficácia. Somado ao fato de que globalmente o número de fornecedores tornava-se escasso e o Clostridium possui em sua etologia a possibilidade de ser encontrado no solo, foi iniciado um projeto de prospecção. Para atender às autorizações do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), inúmeras amostras foram coletadas, resultando no isolamento de uma cepa de Clostridium histolyticum genuinamente brasileira, com similaridade fenotípica e genotípica e maior produtividade que a ATCC® 21000TM.

    Os ensaios In vitro e in vivo comprovaram a similaridade em eficácia e segurança à colagenase produzida pela cepa ATCC® 21000TM

    .