Profissionais de Saúde
Esqueci minha senha cadastre-se
  •  Cristália - Releases

    Home » Releases » DryLab Latinofarma leva treinamento ún...

    24/01/2018

    DryLab Latinofarma leva treinamento único no país de realidade virtual para cirurgias de catarata, retina e vítreo

    A Latinofarma, divisão oftalmológica do Grupo Cristália, em parceria com o Instituto da Visão (IPEPO – entidade sem fins lucrativos ligada à Universidade Federal de São Paulo) desenvolveu um modelo inédito de treinamento para cirurgias de catarata, retina e vítreo por meio da realidade virtual. O DryLab Latinofarma, instalado permanentemente no Centro de Simulação de Microcirurgia Oftalmológica do IPEPO, conta com uma ferramenta de simulação em realidade virtual (EyeSi) que permite a capacitação de médicos e estudantes. 

    O simulador, um dos três equipamentos existentes atualmente no Brasil, produzido pela empresa alemã VRMagic, consegue reproduzir o mais fielmente possível os aparelhos utilizados na cirurgia de catarata, por exemplo, além de outros procedimentos cirúrgicos de retina. Na prática, o treinamento deverá contribuir ainda mais para, em médio prazo, reduzir o número de complicações em cirurgias de catarata, retina e vítreo. A iniciativa é a única no país com todos os módulos completos e aberta para todas as instituições (sempre sujeitas à disponibilidade de agenda).

    Até agora, foram realizadas simulações por 411 residentes de todo o Brasil, o que corresponde a praticamente um terço de todos os oftalmologistas cursando residências atualmente. O DryLab Latinofarma já realizou 885 sessões de atendimento, beneficiando aproximadamente 50 instituições, principalmente as ligadas aos serviços de residência. Além disso, foram realizadas duas provas fellows.

    O DryLab Latinofarma esteve presente também em diversos congressos médicos, realizando mais de 1200 etapas de procedimentos cirúrgicos: 200 no Simpósio Internacional Moacyr Álvaro (Simasp) e outros mil durante o congresso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, realizado em Fortaleza no ano passado. Neste último, por exemplo, foram atendidas sete residências em cursos rápidos para 49 residentes da região. Sete preceptores das residências também puderam participar ativamente, ministrando aulas com a utilização do simulador. Neste ano, o DryLab Latinofarma e o Instituto da Visão pretendem expandir os serviços, atendendo um número ainda maior de residentes.  

    Cristália - Sempre um passo à frente

    Fundado há 46 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 94 patentes, sendo recordista nacional, e em anestesia, é líder de mercado na América Latina.

    Na vanguarda quando o assunto é inovação, produz 53% das matérias-primas dos seus medicamentos na planta Farmoquímica. Está presente em mais de 95% dos hospitais brasileiros, e é referência no âmbito internacional com exportação de princípios ativos e produtos acabados para mais de 30 países. Investe há 15 anos em biotecnologia, possuindo as primeiras plantas privadas de Biotecnologia do Brasil.

    O Grupo Cristália conta com cerca de 5.200 colaboradores, considerando as empresas coligadas, como os laboratórios Sanobiol e IMA. | www.cristalia.com.br.