Loading...


Médicos de diferentes especialidades e demais profissionais da Saúde do Paraná são o público-alvo do Sábado da Dor, que será realizado em Curitiba no dia 24 de outubro no Hotel Tulip Inn Santa Felicidade, a partir das 8h30 da manhã. O evento científico, que se estende até as 18h00, terá uma série de palestras e debates que irão disseminar a importância do tratamento dos diversos tipos e intensidades da dor. O Sábado da Dor existe há nove anos e é uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), com patrocínio exclusivo do Laboratório Cristália. A inscrição é gratuita e deve ser feita no portal www.cristalia.com.br.

Esta é a segunda vez que o Sábado da Dor é realizado em Curitiba. De acordo com o coordenador do evento e anestesiologista, Luiz Cleber Pinheiro Frade, a iniciativa é importante para que a comunidade médica tenha conhecimento sobre o tratamento correto da dor, seja ela aguda ou crônica. “Um dia como o Sábado da Dor é esclarecedor, pois teremos palestras sobre diversos temas relacionados às dores, todas ministradas por especialistas no tratamento da dor” diz.

Sobre como a dor é tratada no Brasil, Frade esclarece que médicos e enfermeiros ainda não encaminham os pacientes com dores para o tratamento correto. “Em Curitiba, temos o Instituto de Neurologia, centro de referência e especializado no tratamento da dor e ainda assim é pequeno o número de pacientes que chegam aqui por meio do encaminhamento médico” afirma.

Para Frade, ao participarem do Sábado da Dor, os profissionais da saúde estarão informados sobre as alternativas mais efetivas para o tratamento da dor. “Também é importante que as pessoas saibam da capacidade que possuem os especialistas em tratamento da dor – anestesiologistas, reumatologistas e neurocirurgiões. 

No Sábado da Dor também serão debatidos novos tratamentos para o combate da dor, como a ozonioterapia, feita a partir do gás ozônio e útil para o tratamento de doenças articulares. Segundo Frade, o método já existe há algum tempo, porém hoje há mais estudos sobre seus efeitos. Por enquanto, a ozonioterapia ainda não foi liberada pela Anvisa, mas as expectativas são de que o processo para liberação dure apenas mais dois anos.

Sábado da Dor

O Sábado da Dor é um evento itinerante que promove a atualização científica dos profissionais da Saúde das mais diferentes regiões do Brasil. Instituído pela SBED em 2001, já promoveu mais de 60 encontros científicos. Apenas este ano já foi realizado em Aracaju (SE), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Bauru (SP) e Campinas (SP). Curitiba será a sede do último Sábado da Dor de 2009. 

Serviço
Sábado da Dor: dia 24 de outubro de 2009, das 8h30 às 18h
Local: Hotel Tulip Inn - Av. Manoel Ribas, 5.480 - Santa Felicidade – Curitiba - PR
Como participar: inscrevendo-se por meio do portal www.cristalia.com.br  
Evento gratuito (exclusivo para profissionais de saúde). Vagas são limitadas.

Compartilhe
Tags
Eventos Dor