Loading...

Quando o assunto é Biotecnologia, o Cristália está muitos passos à frente. O laboratório possui duas plantas de tecnologia certificadas para a produção de IFAs biológicos, inauguradas respectivamente em 2013 e 2014 e já em operação.

A inauguração das plantas de biotecnologia é um marco para o Cristália e para o Brasil e a comprovação de que a empresa é uma das referências globais no setor.

A ciência da natureza

Mas o que é Biotecnologia? É a ciência capaz de produzir medicamentos biológicos com alto potencial terapêutico.

Enquanto medicamentos sintéticos são obtidos por processos convencionais, resultando em moléculas com estrutura química definida, os medicamentos biológicos são moléculas complexas obtidas por meio do crescimento de células em condições controladas.

Esses medicamentos estão revolucionando o tratamento de diversas doenças ou transtornos, como o câncer e o déficit de crescimento, proporcionando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos pacientes.

Nova terapia contra o câncer

A primeira planta de Biotecnologia inaugurada pelo Cristália obteve, em março de 2014, o CBPF (Certificado de Boas Práticas de Fabricação) concedido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para os IFAs (Insumos Farmacêuticos Biológicos) trastuzumabe, para a produção de medicamentos de ponta para o tratamento de câncer de mama; e somatropina, para a produção de hormônio utilizado no tratamento de crianças com déficit de crescimento.

Foi a primeira vez que um laboratório nacional recebeu a autorização para produzir insumos biológicos. Atualmente em estudos clínicos, esses medicamentos são estratégicos para o País e representam a retomada da ciência nacional em prol da produção brasileira.

Kollagenase animal-free

planta de biotecnologia, que utiliza uma plataforma de produção contendo microrganismos anaeróbicos, também obteve o CBPF no final de 2014 e é totalmente dedicada à produção do Insumo Farmacêutico Biológico colagenase, utilizado na produção da pomada Kollagenase animal-free do Cristália.

Utilizada no tratamento de feridas, úlceras e queimaduras, a pomada Kollagenase animal-free é comercializada pelo Cristália desde 1979 e agora é fabricada com insumo produzido pelos cientistas brasileiros por meio de processos que utilizam microrganismos isolados da biodiversidade nacional.

Até essa conquista, os IFAs Biológicos utilizados na produção de pomadas à base dessas enzimas eram importados.