Água é fonte de vida e nós utilizamos a mais alta tecnologia existente no mercado para tratamento do nosso efluente que trata 18.000L/hora, resultando no tratamento de aproximadamente 13 milhões de litros de água por mês.
Atualmente, 100% dos resíduos industriais do Cristália são reciclados. Todos os novos projetos da empresa já são desenvolvidos com estações de tratamento internas, que possibilitam o reuso de água.
Com isso, o Cristália consegue gerar uma economia de 7 milhões de litros de água por mês.
As Áreas Permanentes de Preservação (APPs) são aquelas áreas protegidas nos termos da lei, cobertas ou não por vegetação nativa, com as funções ambientais de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. (Código Florestal - Lei nº 12.651/12).
O Cristália monitora suas APPs (Áreas de Preservação Permanente) nas margens do Rio do Peixe e Afluente (Córrego Cristalino) em Itapira, SP. Além do plantio de mudas de flora nativa, a empresa preserva uma área de mais de 42 hectares de Mata Atlântica como Reserva legal.
Em 2011, o Cristália iniciou seu programa de incentivo à criação de APPs. Hoje, são seis APPs localizadas no Complexo Industrial de Itapira. Elas somam mais de 17 hectares, com mais de 17 mil mudas de plantas e árvores.
Além disso, há mais duas APPs nas margens do Rio do Peixe, nas quais o Cristália plantou e mantém 500 mudas de flora nativa, com 30 alqueires de Mata Atlântica nativa preservada.
O uso consciente de energia sempre foi uma das preocupações do Cristália. As modernas unidades do grupo foram projetadas para aproveitamento da luz natural e a otimização dos recursos elétricos.
Em 2017, com a ajuda da tecnologia, o Cristália deu mais um passo nesse projeto de sustentabilidade: inaugurou em Itapira uma nova subestação de energia elétrica que já traz conceitos de automação alinhada com a internet das coisas.
O consumo de energia pode ser monitorado online por meio de qualquer dispositivo móvel. Com isso, é possível ter acesso às diversas informações sobre o sistema, possibilitando ação imediata se surgir uma necessidade específica.
A gestão do consumo de energia elétrica também está conectada à internet. Com isso, a gestão técnica recebe avisos diretamente por e-mails e mensagens de celular quando há uma queda de energia ou parâmetros não previstos que acontecem no sistema elétrico, como um consumo acima do esperado, trazendo com isto uma possibilidade de gestão proativa do consumo da energia.