A Biotecnologia é um conjunto de atividades multidisciplinares que utiliza processos celulares e moleculares, a partir de sistemas biológicos, como organismos vivos e derivados (microrganismos, células e moléculas), para desenvolver tecnologia e produtos em benefício das áreas de saúde, meio ambiente, agricultura, pecuária e infraestrutura.
A ciência da diversidade e inovação
Na área da saúde, o Cristália utiliza de forma integrada conhecimentos em bioquímica, microbiologia, genética, engenharia, química, informática, entre outros, para o desenvolvimento de produtos e medicamentos visando o bem-estar e saúde humana.
Pioneirismo
O Cristália possui duas plantas de Biotecnologia certificadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), inauguradas em 2013 e 2014 e em operação para a produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA’s) Biológicos. A inauguração dessas plantas é um marco para o Cristália e para o Brasil, consolidando a empresa como referência no setor.
O Laboratório foi a primeira empresa farmacêutica brasileira a receber o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para a produção de IFA’s Biológicos.
Na planta de Biotecnologia já está sendo produzida a somatropina Cristália, ou Hormônio do Crescimento Humano. O medicamento é utilizado, principalmente, no tratamento de crianças com déficit de crescimento.
Já na planta de Biotecnologia Anaeróbicos é produzido o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) colagenase animal-free, utilizado na fabricação da pomada Kollagenase, para o tratamento de feridas, úlceras e queimaduras.
Resultado de uma equipe
Esse contexto de sucesso da Biotecnologia do Cristália é o resultado da atuação de uma equipe de colaboradores especializados. Empenho, estudo e dedicação desde a obtenção dos microrganismos (geneticamente modificados ou provenientes da biodiversidade), desenvolvimento dos processos e produção, desenhos, construção e start up das plantas industriais até a produção comercial.
A Biotecnologia conta também com o suporte da estrutura do Cristália, como o controle de qualidade, a garantia da qualidade, o almoxarifado, o desenvolvimento de novos produtos, a manutenção, a informática e a planta farmacêutica para a obtenção dos produtos finais.
Plataformas de produção
As plantas de Biotecnologia possuem plataformas de produção em bactérias e em células animais.
A enzima colagenase é um produto obtido do cultivo de uma bactéria anaeróbica proveniente da biodiversidade brasileira. Já a somatropina é uma proteína recombinante produzida por uma bactéria geneticamente modificada.