Loading...


Médicos de diferentes especialidades e demais profissionais da Saúde de Campinas e região são o público alvo do Sábado da Dor que acontece no dia 19 de setembro no Hotel Tryp Campinas, a partir das 8h30 da manhã. O evento científico que se estende até as 18h00 em uma série de palestras e debates propõe disseminar a importância do tratamento dos diversos tipos e intensidades da dor, promovendo, assim, a atualização dos vários assuntos relacionados ao tema. O Sábado da Dor é uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), com patrocínio exclusivo do Laboratório Cristália. A inscrição é gratuita e deve ser feita no portal www.cristalia.com.br.

Sediado pela segunda vez em Campinas, o evento abordará, por meio de diversos temas, o tratamento correto da dor, seja ela aguda ou crônica. Para o coordenador local do evento, Dr. Fabrício Dias Assis, anestesiologista e presidente latino-americano do Instituto Mundial da Dor, a comunidade médica deve enxergar com mais atenção à dor relatada pelo paciente, pois muitas vezes ela influencia a vida econômica, social e psicológica do individuo.

"Ainda vemos a dor crônica, por exemplo, sub-valorizada nos consultórios. E quando são reconhecidas, as soluções mais comuns são as cirurgias ou a ingestão prolongada de anti-inflamatórios. é preciso reconhecer a eficácia dos medicamentos à base de morfina, os benefícios de tratamentos alternativos, como a acupuntura, fisioterapia e acompanhamento psicológico, além dos procedimentos intervencionistas, muito menos invasivos", esclarece o médico.
Durante o evento, os palestrantes também abordarão os novos recursos para o reconhecimento de lesões, como a termografia, um exame baseado na temperatura corporal que permite diagnósticos mais precisos. As inovações no tratamento da dor decorrente do câncer em adultos ou crianças, serão abordadas por profissionais especializados no tratamento oncológico em institutos de referência, como o Centro Infantil Boldrini.

Ao reunir médicos e vários outros profissionais da Saúde envolvidos no tratamento da dor aguda e crônica, o programa Sábado da Dor torna-se uma forma importante e eficiente de difusão de conhecimento, passo primordial para que médicos, pacientes e sociedade vejam com maior atenção um assunto de grande importância.

O Sábado da Dor é  um evento itinerante que promove a atualização científica dos profissionais da Saúde das mais diferentes regiões do Brasil. Instituído pela SBED em 2001, já promoveu mais de 60 encontros científicos. Apenas este ano já foi realizado em Aracaju (SE), Cuiabá (MT), São Luís (MA) e Bauru (SP). Depois de Campinas, será a vez de Curitiba (24 de outubro) ser sede do Sábado da Dor.

Sábado da Dor, dia 19 de setembro de 2009, das 8h30 às 18h, no Hotel Tryp Campinas – Rua Severo Penteado, 140 – Cambuí – Campinas/SP. Como participar: inscrevendo-se por meio do portal www.cristalia.com.br Evento gratuito (exclusivo para profissionais de saúde). Vagas são limitadas.

 

Compartilhe
Tags
Dor Eventos