Água é fonte de vida e nós utilizamos a mais alta tecnologia existente no mercado para tratamento do nossos efluentes, tratamos 18.000L/hora, resultando na quantidade aproximada de 13 milhões de litros de efluentes tratados por mês.
Todos os novos projetos da empresa já são desenvolvidos com estações de tratamento interna, que possibilitam o reuso de água. Com isso, o Cristália consegue gerar uma economia de 7 milhões de litros de água por mês.
O Cristália, comprometido com as iniciativas que valorizam a biodiversidade, promovam a preservação e recuperação da flora e da fauna, busca sempre desenvolver ações relacionadas ao cuidado e preservação do Meio Ambiente.
A empresa possui em sua matriz, na cidade de Itapira-SP, uma área total de 276 hectares, desse total, 185 hectares são áreas de matas com espécies nativas em preservação.
Somente de reserva legal e de áreas de preservação permanente, são 56 hectares, ou seja, do total de áreas da empresa, 67% são mantidos em processo de preservação.
As Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, são aquelas áreas protegidas nos termos da lei, com as funções ambientais de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
Redução do consumo de energia
O uso consciente de energia sempre foi uma das preocupações do Cristália. As modernas unidades do grupo foram projetadas para aproveitamento da luz natural e a otimização dos recursos elétricos. Além disso, foi implementado um projeto para a troca gradual das lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e de mercúrio para lâmpadas de led, que são bastante eficientes e possuem baixo consumo de energia, além disso, a durabilidade destas lâmpadas é maior que as lâmpadas fluorescentes e com isto, a geração de resíduos de iluminação passou a ser menor, causando menos impacto ao meio ambiente. No momento cerca de 80% das lâmpadas já foram substituídas.
Em 2017, com a ajuda da tecnologia, o Cristália deu mais um passo nesse projeto de sustentabilidade: construiu em Itapira uma nova subestação de energia elétrica de alta tensão, que trouxe conceitos modernos para transformação de energia, permitindo monitorar a qualidade e a continuidade do fornecimento. Estas ações permitiram maior estabilidade no fornecimento de energia, minimizando os desligamentos do sistema elétrico e consequentemente reduzindo o uso de geradores elétricos movidos a combustíveis fósseis (óleo diesel).