Pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a
concepção da molécula até o produto final, o Laboratório
Cristália promete 20 lançamentos em 2021, com foco no varejo
farmacêutico e também no canal hospitalar.
Para o segmento hospitalar, a farmacêutica projeta novidades na área de
oncologia. No caso do varejo farma, os medicamentos serão voltados para as
áreas terapêuticas de psiquiatria, neurologia, oftalmologia e endocrinologia. A
companhia mantém atualmente 115 patentes a
nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, é líder de mercado na
América Latina.
Essas estratégias comerciais foram deliberadas no 2° Congresso
Nacional de Vendas, realizado 100% online no começo do mês
e que reuniu 700 colaboradores. “Incorporamos na convenção conceitos muito
próximos do que testemunhamos em congressos médicos. Além de definir as
principais estratégias para o time de vendas, dedicamos também uma parte do
evento a um treinamento com sessões simuladas para a equipe de varejo”,
afirma Luis Fernando Lenski, vice-presidente de mercado
do Cristália.
Para incrementar a cobertura geográfica de divulgação dos lançamentos
junto à comunidade médica e ao PDV das farmácias e drogarias, a companhia está
ampliando sua força de vendas em 25%, sendo que só no primeiro mês já
materializou 80% das contratações para que os novos profissionais pudessem
participar do congresso de vendas.
Ganho de market share
Segundo o executivo, o Cristália vem obtendo um crescimento de dois
dígitos nos últimos anos e, em 2020, o índice superou 20%. “Estamos sustentando
a lucratividade por meio de uma política saudável de inventário, ou seja,
tivemos um crescimento baseado na diminuição do estoque nos canais de
comercialização”, observa Lenski. “Queremos ganhar market share,
mas enfrentando o desafio de garantir o suprimento, com uma demanda regular e
consistente, dos produtos relacionados ao tratamento da Covid-19”, acrescenta.
Considerando os lançamentos em todas as áreas de negócio da companhia, a
expectativa é continuar crescendo acima de 10%. A farmacêutica também avalia
que grande parte da conquista de mercado ocorreu em função de investimentos
consistentes na área produtiva. Uma delas é a sua capacidade de produzir
insumos farmacêuticos ativos (IFAs), que conta com 60% de produção própria. “A
planta farmoquímica diminuiu significativamente a nossa dependência externa, o
que também possibilita ganhar market share por conta da
previsibilidade na produção”, acrescenta Lenski.
O executivo também reforça a capacidade do laboratório de desenvolver
medicamentos de alta complexidade, com segurança e eficácia. “Em 2019 lançamos
o Criscy, hormônio do crescimento e o primeiro biossimilar
desenvolvido no Brasil. O objetivo era explorar as oportunidades do setor
público, mas o medicamento foi tão bem aceito pelo mercado que um dos
lançamentos previstos é para que esse produto também chegue ao varejo”,
finaliza.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico